sábado, 19 de novembro de 2011

Dica do Chef: Harmonizando Cervejas.

    Já se imaginou em um restaurante perguntando ao sommelier: - Que cerveja você indica para acompanhar esse Filé ao Poivre? Isso mesmo: cerveja. A famosa loira gelada dos brasileiros cai na moda das harmonizações gastronômicas. Aliás, a loira traz consigo toda uma família de morenas e ruivas com critérios de degustação similares aos dos vinhos. Brilho, cor, turvação, espuma, aroma e sabor são avaliados para se chegar a uma nota final para o produto.
    Para harmonizar uma cerveja com o prato a ser degustado, é necessário conhecer as peculiaridades de ambos. Cada prato tem um preparo distinto, que vai definir através de temperos e outros fatores como o tempo de cozimento, por exemplo, o sabor final da criação. Com as cervejas não é diferente e podemos dividi-las em vários tipos. Mas cada tipo geralmente é uma cerveja Lager (feita com o método de baixa fermentação) ou Ale (feita com o método de alta fermentação). Numa comparação muito primária podemos comparar as Largers com o vinho Branco e as Ales com o tinto.
    E assim como o vinho que tem suas formas tradicionais de preparo e técnicas mais modernas apoiadas pela tecnologia, o mesmo acontece com as cervejas. Existe inclusive uma Lei de Pureza Alemã, que defende a produção do líquido apenas com o malte, a água, lúpulo e a cevada. Geralmente essas cervejas tem um período de validade menor chegando em média a 6 meses. Deste modo algumas cervejarias utilizam conservantes e outros produtos químicos para aumentar esse tempo. Mas deve-se lembrar que a cerveja é uma bebida que deve ser consumida sempre jovem já que sua fermentação, salvo alguns casos, não é feita na garrafa.
Confira algumas das cervejas mais conhecidas e dicas de harmonização apresentadas pelo mestre-cervejeiro da Ambev, Daniel Baumann:

  Pilsen- clara, leve, dourada, de médio teor alcoólico (4,5% a 5%) e baixa fermentação, é a cerveja mais consumida no Brasil e no mundo. É refrescante e tem aroma com notas leves de malte, lúpulo e frutas.
Harmonização: queijo brie jovem, aperitivos, carnes vermelhas, defumados e pratos orientais.
  Light- versão com menos calorias que o tipo Pilsen e teor alcoólico baixo. (3% a 4%)
Harmonização: saladas e carnes brancas.
 Abadia- criada por monges das abadias e mosteiros da Europa na Idade Média, é uma cerveja do tipo Ale. Seu teor alcoólico varia em torno de 6% a 11%. Tem como característica seu aroma frutado ou floral, sabor encorpado e cor variando do dourado ao escuro, com uma espuma marcante.
Harmonização: carne de coelho, pato ou vitela ao queijo de vaca. Molhos mais indicados são os com especiarias.
 Malzbier- Escura, mais encorpada, com uma leve doçura, teor alcoólico mais baixo (3,5%), do tipo Larger, com aroma menos frutado, aproximando-se mais do torrado e do caramelo.
Harmonização: peixe defumado.
  Stout- Escura, bem encorpada, teor alcoólico médio (4% a 6%), aroma de torrado, é originária da Irlanda e rica em lúpulo.
Harmonização: queijo parmesão, ostras, mariscos, crustáceos e chocolate.
  Schwarzbier- Escura, leve, porém encorpada, sofisticada, com notas de toffe e caramelo. Teor alcoólico médio (5% a 5,6%).
Harmonização: queijo pecorino, carne de porco, batata, massas e risotos.
 Weiss- Malte feito a partir do trigo (em vez da tradicional cevada), com espuma mais cremosa, estável e pronunciada. Pouco amarga e bastante refrescante e leve, é clara e de teor alcoólico médio (4,5% a 6%).
Harmonização: queijos de cabra, frios, defumados, pratos alemães e aperitivos.
 Ale- famosa cerveja inglesa de alta fermentação é bem aromática com notas pronunciadas de frutas. São cervejas mais escuras (âmbar), mais amargas e encorpadas, como aroma de lúpulo também mais pronunciado. Alto teor alcoólico (5% a 7%).
Harmonização: queijo gorgonzola, carne vermelha e condimentos.
  Lambic- Cerveja de origem belga pode levar frutas vermelhas. É mais ácida, mais refrescante e possui normalmente cor avermelhada com espuma meio rosada. Teor alcoólico médio (4,5% a 5,5%).
Harmonização: Chocolate ou bolo de frutas.
  Bock- Escura com tom avermelhado, mais amarga e com teor alcoólico mais elevado (6% a 7%), com aromas de malte torrado e caramelo. Possui baixa fermentação.
Harmonização: Salsichas, pretzels e mostarda.

     A escolha do copo correto também é muito importante para uma correta degustação de cervejas. A cerveja do tipo Pilsen deve ser degustada em copos cônicos: fechados embaixo e abertos em cima. Com isso, essa cerveja mantém todo o CO2 até o final. Para cervejas mais encorpadas e complexas como as Ales, o copo pode ter as paredes retas ou ser em forma de uma taça de conhaque. Para cervejas de trigo, muito aromáticas e bem carbonatadas, o copo deve ter um bojo na parte superior para armazenar melhor a espuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário