quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dica do Chef: Camarão


    Além se serem extremamente saborosos e saudáveis, os frutos do mar em geral, são tidos quase como iguaria em muitas regiões e paises. Por serem  pratos normalmente vinculados a parte "direita do cardápio", o preço, vale algumas dicas para otimização dos mesmos. Hoje na dica do Chef, vou dar o pulo do gato para a produção de pratos que levem camarões.


*Como em todas as coisas que comemos, devemos sempre procurar fornecedores de confiança, no caso de camarões, peixarias que tenham grande rotatividade e vendam animais frescos.
* O prazo de validade do camarão dá-se principalmente a sua cor, por ser um alimento que pode ser congelado, devemos sempre optar por animais de cor cinza, sua cor natural, salvo espécies específicas de coloração direfenciada.
* Em peixarias ao longo do Brasil, notamos camarões de pequeno porte de cor rosa, esse animais em sua grande maioria são pescados prematuramente e pré cozidos para a venda.
* Normalmente entre a contra de camarões limpos e inteiros, não vale a pena financeiramente optar pelo segundo, a não ser no em casos específicos de pratos como alho e olho ou ao bafo.
* O camarão é um animal com teor de água acentuado, ou seja, se for demasiadamente cozido perderá seu tamanho, textura e sabor.
* Em caso de molhos para tortas, pastéis ou similares, vale engrossar com com fécula, trigo, amido.
* Em pratos como Strogonoff, ou que o camarão tenha destaque, acrecente caldo de peixe e o camarão apenas após o prato pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário