quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dica do Chef: Chocolates


Vamos Adoçar o Bico.

    Olha, hoje vou fazer um sacrifício e continuar falando sobre guloseimas. Pra quem não sabe, eu não suporto doces ( eles dão care), mas para quem gosta dedico esse post e recomendo escovar os dentes após nossa publicação.

Chocolate

    O chocolate, alimento feito a partir do cacau pode ser encontrado na forma pastosa, sólida ou líquida, é conhecido há mais de 3000 anos. Nos primórdios de sua existência, era tão valioso que chegava a ser utilizado como moeda de troca, além de usado em rituais e celebrações.
    Algumas pessoas me perguntam qual a diferença entre tantos tipos de chocolate, hoje vou tentar explicar os tipos, benefícios e contra indicações, desses amigos de horas de solidão; ainda estamos falando de chocolate certo?!...não perde o foco!

Existem três tipos básicos de chocolates:Os Nobres,Os Hidrogenados e Os Fracionados.

Nobres: São aqueles que contém alto percentual de manteiga de cacau em sua composição.É o único que pode ser chamado mesmo de chocolate.

Hidrogenados(cobertura):Os hidrogenados levam o título de coberturas.São aqueles onde a manteiga de cacau foi substituída por óleo de soja ou outro óleo similar,portanto não é considerado um chocolate nobre.

Fracionados(coberturas):Como os hidrogenados, também são coberturas.A diferença é que os fracionados são feitos com a gordura extraída de um coco chamado "Palmisde",que segundo o fabricante Siber,acentua mais o sabor e melhora sua textura.

Chocolate dietético:Também chamado de "diet",ele é formulado para atender a certos tipos de patologias como o diabetes.Logo não é apropriado para regimes de emagrecimento.

Chocolate Branco:  O chocolate branco é constituído a partir apenas da manteiga de cacau, por isso, não tem nenhuma quantidade de antioxidantes. É o tipo que mais causa controvérsias: enquanto é o preferido de muitos, outras pessoas nem o consideram chocolate, porque ele não contém o licor de chocolate, uma fermentação não alcoólica do cacau que é a peça chave na composição dos outros chocolates. É o menos indicado, por não apresentar propriedades benéficas em sua composição.

Chocolate ao Leite: Possui menos gordura hidrogenada e maior quantidade de cacau na composição, portanto, é menos calórico.
 Chocolate Amargo: Na semente do cacau, existe uma substância antioxidante, chamada flavonóide, que age como protetor cardiovascular. Os flavonóides reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim).
Porém, os benefícios dependem da quantidade de flavonóides presente no chocolate, e quantidades realmente significativas da substância só são encontradas no chocolate amargo, com mais de 70% de cacau.

Agora é escolher e aproveitar a vida com moderação.

O Rock Lambuza os Dedos!!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário